Técnicos do TCM apresentam dados orçamentários na próxima sessão da CPI das Enchentes

A próxima sessão da CPI das Enchentes acontece amanhã (09/05), às 13h, com a segunda participação de técnicos do Tribunal de Contas do Município (TCM). Desta vez, os peritos irão apresentar dados orçamentários voltados para ações de prevenção às enchentes, como contenção de encostas e drenagem, para a comissão parlamentar.

“É preciso esclarecer quanto, de fato, a prefeitura gasta com a prevenção de tragédias e diminuição dos efeitos das chuvas. O prefeito diz que gastou R$ 1,3 bilhão e os dados levantados por vereadores apontam para um valor bem menor”, diz o vereador Tarcísio Motta (PSOL), presidente da CPI.

Durante a reunião, que é aberta ao público, os vereadores também irão votar os encaminhamentos propostos pelos vereadores Tarcísio Motta e Renato Cinco (PSOL) a partir da análise de dados enviados pelo Centro de Operações à CPI. Na sessão do dia 2 de maio, Motta e Cinco propuseram aos demais membros da comissão parlamentar, uma série de medidas para aprofundar as investigações. Entre elas: requisição do histórico de manutenção de todas as sirenes e pluviômetros do sistema de alerta; envio de novo questionário destinado ao Centro de Operações, com o objetivo de esclarecer os critérios e o caráter discricionário do acionamento dos estágios de pré-atenção, atenção e crise; e revisão, em caráter de urgência, dos critérios de acionamento do sistema de alerta.

CPI das Enchentes

Quinta-feira, 9/5, 13h
Sala das Comissões
Câmara Municipal do Rio de Janeiro